O GRITO DA IPIRANGA
- Vinícius De Lauri Ribeiro
- 28 de abr.
- 1 min de leitura
O livro-reportagem O Grito da Ipiranga, do jornalista Luiz Nascimento, resgata a trajetória de um grupo de amigos que, nos anos 1960, se reunia na casa 4 de uma vila na Rua Ipiranga, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Liderados pelo casal Maria Augusta Tibiriçá Miranda e Henrique Miranda, militantes do Partido Comunista, esses jovens participaram ativamente da resistência contra a ditadura militar, enfrentando prisões, torturas e, em alguns casos, a morte.
Décadas depois, em 2015, esses amigos se reconectaram por meio de um grupo de WhatsApp chamado “Incrível Exército de Brancaleone”, onde passaram a compartilhar memórias e reflexões sobre o passado. Essas conversas inspiraram o autor a documentar suas histórias, resultando em um relato sensível sobre amizade, luta política e memória coletiva. O livro foi lançado pela editora Máquina de Livros e teve uma noite de autógrafos na Livraria da Travessa, em Ipanema.

Além do livro, há planos para adaptar a história em uma série documental, ampliando o alcance desse testemunho sobre os anos de chumbo no Brasil.
Para mais detalhes, acesse a matéria completa em



Comentários