Ipiranga pede mais segurança: como podemos agir para proteger o bairro?
- Vinícius De Lauri Ribeiro
- 18 de mar.
- 2 min de leitura
Nos últimos meses, muitos moradores do Ipiranga têm sentido um aumento na insegurança. A reabertura do Museu do Ipiranga trouxe um novo movimento para a região: mais turistas, mais circulação de pessoas e, infelizmente, um crescimento na criminalidade.
⸻
O que dizem os números?
Os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que o bairro registrou 114 roubos e 260 furtos apenas em janeiro deste ano. Além disso, o Ipiranga se destaca nos índices de roubo e furto de veículos, com um aumento de 33,1% nas ocorrências em relação ao ano passado.
⸻
O que a polícia tem feito?
Nesta segunda-feira, o Tenente Fernando Castillo assumiu o comando do policiamento no bairro. Em entrevista ao SP2, ele afirmou que a polícia tem reforçado o patrulhamento com policiamento comunitário, vigilância solidária e operações ostensivas. Só no primeiro trimestre do ano, 61 prisões em flagrante foram feitas no Ipiranga.

⸻
O que os moradores podem fazer?
A polícia precisa de informações para agir. O registro de crimes via Boletim de Ocorrência é essencial para que a segurança pública identifique os pontos mais vulneráveis e direcione reforço policial.
Como fazer um BO online?
* Clique em “Registrar Boletim de Ocorrência”
* Escolha o tipo de crime
* Preencha os detalhes do ocorrido
* Revise as informações e confirme o envio
* Aguarde a análise da Polícia Civil – o BO será enviado para o seu e-mail após aprovação
⸻
Dicas de segurança no Ipiranga
Com a nova dinâmica do bairro, a Polícia Militar orienta algumas medidas que podem ajudar na prevenção de crimes:
* Fique atento ao redor ao chegar e sair de casa. Criminosos costumam agir em momentos de distração.
* Evite o uso do celular enquanto anda na rua, principalmente próximo às estações de metrô e pontos de ônibus. Os furtos são rápidos e direcionados a quem está desatento.
* Não deixe pertences à vista dentro do carro. Isso pode atrair arrombamentos e furtos.
* Ao sacar dinheiro ou fazer pagamentos em lojas, tenha atenção. Prefira locais movimentados e segure a bolsa/mochila à frente do corpo.
* Se possível, crie grupos de segurança entre vizinhos. A comunicação rápida pode evitar situações de risco.
* Em caso de assalto, não reaja. Tente memorizar características do criminoso e registre o BO o quanto antes.
⸻
Exemplos de bairros que conseguiram reduzir a criminalidade
Bairros de São Paulo que enfrentaram altos índices de violência conseguiram reverter o cenário com maior presença policial, programas de vizinhança solidária e melhorias na infraestrutura urbana.

* Jardim Ângela: Já foi um dos bairros mais violentos do mundo, mas conseguiu reduzir significativamente a criminalidade com mais iluminação pública, criação de espaços de convivência e reforço no policiamento comunitário.
* Mooca: Com forte presença de grupos de vigilância entre moradores e comerciantes, o bairro se destaca por um policiamento mais direcionado e ações conjuntas com a comunidade para reforçar a segurança.
A segurança no Ipiranga depende de um esforço conjunto entre moradores, comerciantes e autoridades. Denunciar, cobrar soluções e adotar medidas preventivas são ações essenciais para tornar o bairro mais seguro para todos.



Comentários